Operador de empilhadeira – Conheça e alugue conosco

Conheça e alugue conosco. Hoje vamos conhecer o trabalho do operador de empilhadeira. Essa ocupação é importante no dia a dia de empresas pequenas, médias, e grandes, seja no comércio de atacado, ou de varejo, em indústrias, centros de distribuição, portos, é o operador de empilhadeira, quem transporta e estoca os produtos que chegam e precisam ser entregues em vários lugares diferentes. Mas você sabe o que é preciso para ser o operador de empilhadeiras?

Conheça e alugue conosco – Um pouco sobre o operador de empilhadeira

Conheça e alugue conosco - Um pouco sobre o operador de empilhadeira
Um pouco sobre o operador de empilhadeira (Foto: Divulgação)

Vamos falar um pouco sobre a ocupação do operador de empilhadeira. Vocês sabem que para poder conduzir esse equipamento, você precisa de no mínimo na categoria B na sua carteira nacional de habilitação? e isso é uma exigência da NR 11, do ministério do trabalho e emprego.

A NR 11 é a norma regulamentadora que determina os requisitos de segurança que devem ser observados nos locais de trabalho. A empilhadeira não tem velocímetro, e como é que você controla a velocidade? você tem que ter um conhecimento, existem modelos que tem limitador e não passam de 10 km por hora. Então mesmo que se acelerar ele não corre, ele irá somente até aquele limite. Existem modelos como a GLP que atingi até 30 km por hora, você tem que tomar cuidado.

Dica para manutenção

Dica para manutenção
Dica para manutenção (Foto: Divulgação)

Uma dica importante no controle de manutenção, por exemplo carros, caminhões, e ônibus, toda manutenção corretivo, ou preventiva, é executado através de quilômetros rodados, já na primeira este controle é executado através de horas trabalhadas. Através de um aparelho está localizada no painel de instrumentos, chamado horímetro.

Uma outra dica muito importante é na sua jornada de trabalho, no final, na hora em que você está indo embora, desligue a máquina corretamente, tire a chave, se você deixar ela virada, mesmo à noite, esse relógio vai ficar trabalhando e vai computando horas trabalhadas.

Olhando de fora, a gente logo pensa que operar uma empilhadeira se resume apenas em levar a carga de um lado para o outro, mas não é bem assim não. É preciso criar um método de trabalho, uma rotina e seguir uma rotina pode ser muito importante, principalmente quando se trata de segurança. Uma das coisas mais importantes antes do início de cada jornada de trabalho, é verificar se o equipamento está em ordem, e de que forma que você pode fazer isso? algumas empresas adotam um controle diário que o check list. Nada mais é do que você registrar todas as não conformidades encontradas nesse equipamento. qual a finalidade desse documento? é dar segurança a você operador, ao equipamento que você está utilizando, e a carga que você está transportando.

O Check list

O Check list
O Check list (Foto: Divulgação)

Todos os dias você deve fazer um check list de empilhadeira, você vai olhar a água, e óleo hidráulico, as alavancas, se elas estão deslocando, e o próximo operador que for usá-lá, tem que fazer também,  porque se ele usar a máquina e ela estiver como por exemplo, a à luz de ré danificada, ele pode estar dando ré, ninguém está percebendo, e até estar atropelando uma pessoa.

Para fazer corretamente check list, a primeira coisa que devemos olhar é a condição dos pneus, verificar se não há nenhum corte ou se os pneus estão murchos.  Os garfos, apenas verificar se ele não está torto. Para subir na maquina, suba sempre segurando com a mão esquerda e apoiando com o pé esquerdo. Uma dica importante, nunca use o volante como apoio, use sempre o cinto de segurança, verifique o extintor, painel de instrumentos, seta esquerda e direita, giro flex, luz de ré, sirene, buzina, faróis, se encontrar uma regularidade como por exemplo, o farol traseiro está com uma lâmpada queimada, eu vou anotar, e irá encaminhar ao departamento de manutenção para que vepois possa dar sequência.

Nós temos um artigo aqui em nosso site, onde explicamos com mais detalhes, quais são todos os outros comandos que você deve fazer para que o check list seja feito com total segurança. Se você ficou interessado, clique aqui e confira este nosso artigo.

Venha conosco, conheça e alugue conosco, faça um orçamento, estamos sempre prontos para te atender, sempre com nossa equipe totalmente preparada. Entre em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas duvidas.